A Great Ocean Road é uma estrada litorânea localizada no estado de Victoria, nela você viaja admirando belas paisagens da costa do pacífico. No decorrer da estrada tem diversos mirantes e a ideia é realmente viajar sem pressa, aproveitando o percurso para fazer belas fotos e explorar ao máximo o caminho.
Alugamos um carro para fazer este passeio, saímos de Melbourne por volta de 8h dirigimos aproximadamente 100 km até Torquay, a primeira cidade que paramos para visitar. Em Torquay, visitamos a praia principal e seguimos para a famosa praia de Bells beach, onde ocorre anualmente o Rip Curl Pro, Liga mundial de surf. Por coincidência e um pouco de sorte, o campeonato estava acontecendo neste período, porém neste dia as atividades haviam sido canceladas devido ao mau tempo. Visitamos a praia e combinamos de voltar no dia seguinte para assistir uma etapa das competições.
Seguimos viagem, o próximo mirante que passamos foi o Split Point Light House, um mirante que é possível ver o mar e também o farol, ambos os cenários fazem ótimas fotos do passeio, mas é só o começo.
Seguimos viagem até Lorne, onde visitamos uma cachoeira chamada Erskine falls. A estrutura disponibilizada para explorar é a mínima possível, respeitando ao máximo o aspecto natural da atração, para chegar lá é uma estrada arborizada e estreita, sem acostamento, há poucas vagas de estacionamento e a estrutura para descer para visitar utiliza muito do que a região já dispõe, usa as pedras e coloca corrimões, e quando necessário uma pequena escada de madeira para manter a segurança dos turistas, não há funcionários e nem mesmo lixeiras no percurso e ainda assim, tudo é muito limpo e conservado.
Saindo de lá, paramos o carro no centro da cidade para procurar um lugar para almoçar, andamos pela cidade, que é um charme e optamos por comer num restaurante na beira da praia chamado Mapple three, que servia principalmente frutos do mar, com algumas outras opções, para aqueles que como eu não gostam. Estava muito bom, conversamos com o proprietário, que é italiano, foi bem agradável.
Seguimos viagem pela estrada, agora com um pouco mais de pressa, pois queríamos chegar ao famoso ponto turístico 12 apóstolos antes do sol se pôr e ainda ir a praia de Lord Arch antes de retornarmos. A estrada sozinha já é um atrativo pois a vista é incrível e tivemos sorte de ser um dia muito bonito, embora estivesse bem frio, já que o vento é muito forte, comum no estado todo. Chegamos a 12 apóstolos logo após o pôr do sol e ainda conseguimos ver o cenário antes de anoitecer completamente, porém nossas fotos ficaram um pouco prejudicadas. O atrativo tem este nome devido às 12 pedras de arenito formadas no mar. Embora o nome tenha sido mantido, a ação do tempo fez com que algumas dessas rochas desabassem, hoje restando apenas 8, mas ainda são incríveis de serem vistas.
Infelizmente não conseguimos ir para a praia de Lord Arch, já que queríamos assistir o campeonato de surf no dia seguinte, voltamos agora por uma estrada mais rápida até Torquay e dormimos lá. Terei de voltar novamente para fazer o passeio completo.
Quando chegamos ao campeonato, no dia seguinte, já era um pouco mais de 9h e o Medina já havia surfado e ganhou a bateria dele, assistimos parte da bateria do Havaiano John John Florence, mas nas baterias seguintes, eles mudaram o local da competição e tivemos que assistir de longe. Fiquei feliz de ver e saber que muitos outros brasileiros estavam competindo, no total eram nove homens e duas mulheres. Conseguimos assistir a bateria entre o Francês Joan Duru, e os brasileiros Adriano de Souza e Caio Ibelli. Nesta bateria, o vencedor foi o Adriano de Souza e o Caio Ibelli conquistou o segundo lugar geral da competição, muito orgulho desses atletas fazendo bonito pelo Brasil do outro lado do mundo.
Por volta de meio dia fomos embora, pois precisávamos chegar em Melbourne a tempo de buscar nossas malas e seguir para o aeroporto, onde embarcamos a noite para Gold Cost e contarei pra vocês no próximo post.
Espero que tenham gostado, abraços.
Dicas:
-Se não se sentir confortável e não tiver prática com a mão inglesa, talvez não seja a melhor oportunidade para experimentar, já que a estrada é sinuosa. Como meu irmão mora na Austrália e já está acostumado ele foi o motorista.
-Em Melbourne é possível comprar pacotes para fazer o passeio em agências de turismo.
-Se programe para fazer o passeio com mais tempo, assim você pode aproveitar todos os atrativos com tempo. Acredito que pelo menos dois dias inteiros.
-Independente de qual época do ano você for, leve pelo menos uma blusa quente pois o vento é muito gelado.
-Use tenis, em várias das paradas você precisará caminhar para chegar nos mirantes.
-Se for verão leve roupas de banho, pois talvez você se anime a entrar no mar nestes cenários maravilhosos.
-Se quiser ir de carro e ainda economizar pode dormir no carro em alguma das cidades no caminho, foi o que fizemos.
-Se você quiser vivenciar a experiência do campeonato de surf ele acontece anualmente em abril e dura duas semanas, verifique a programação e planeje sua viagem para este período.