Montevidéu

Montevidéu é a capital e também maior cidade do Uruguai com aproximadamente 1,3 milhões de habitantes. É uma cidade que conserva o patrimônio histórico e integra com um estilo de vida moderno e contemporâneo. Foi considerada em uma pesquisa feita em 2017 a cidade com melhor qualidade de vida na América Latina.

Planejamento

Comece pelas passagens, saindo do Brasil para Montevidéu existe uma boa possibilidade de conseguir promoções, principalmente se suas datas forem flexíveis. No meu caso, mesmo sendo feriado prolongado consegui uma boa oportunidade. O número de dias vai da sua disponibilidade, nas minhas pesquisas vi muitos falando que 2 dias seriam suficientes, eu discordo, fiquei 4 dias e achei excelente. Se você tiver mais dias poderá fazer também Punta del Este e Colônia do Sacramento.

Reserve hotel com antecedência, embora Montevidéu tenha muitas opções de hospedagem, as de melhor custo benefício esgotam mais rapidamente. Existem vários bairros legais para se hospedar, os melhores hotéis e restaurantes ficam na região de Punta Carretas, porém fica mais distante da cidade velha. Por essa razão eu optei por ficar no Centro, Hotel America, que é possível fazer praticamente tudo a pé.

O clima da cidade de Montevidéu possui 4 estações bem definidas, o verão é ameno, dificilmente atingindo 30°C Graus e o inverno é frio, podendo chegar a mínimas negativas, mas em geral chegando aos 6°C. A chuva é comum durante todo o ano.

Voo e transfer

Chegando no aeroporto, o deslocamento até o centro leva entre 30-40 minutos se não houver trânsito. As opções para ir até lá são variadas. No aeroporto tem wifi, é possível solicitar um Uber, mas atente-se para voos chegando de madrugada, não costuma ter carros disponíveis esse horário, foi o que aconteceu comigo e acabei tendo que pegar um taxi de cooperativa, que com certeza é uma opção mais cara. Outra opção é contratar um transfer com antecedência para te levar ao hotel, é uma opção viável e econômica. A volta basicamente tem as mesmas opções, mas estando no centro é mais fácil de conseguir um Uber em qualquer horário.

Passeios

Vinícolas – Aos arredores da cidade existem diversas vinícolas já que o clima do país é ideal para produção de vinhos. O Uruguai é famoso pelo vinho Tannat, que é exportado para diversos países do mundo. Algumas dessas vinícolas são abertas para turismo, onde é possível conhecer a plantação de uvas e o processo de produção e armazenamento do vinho. Além de oferecer refeições com harmonização de pratos e vinhos. Escolhi visitar a  Vinícola de Bouza, reservamos com 2 dias de antecedência, quando ainda estávamos no Brasil. O passeio inclui o transfer de ida e volta para o hotel, e almoço com harmonização de vinhos, são 5 pratos, sendo uma sobremesa e o vinho recomendado para acompanhar cada um. A refeição dura em aproximadamente duas horas e depois do almoço você pode comprar os vinhos degustados e outros ali na vinícola mesmo.

Vinicola Bouza Montevideu Uruguai

Ciudad Vieja ou cidade velha que é o centro histórico de Montevidéu. Andando pela avenida 18 de julho há várias praças e prédios históricos, como a Plaza Independência, o Prédio do governo, o Teatro Solis, entre outros.  O ideal aqui é ir caminhando e conhecendo, sem pressa. Esse caminho é bem agradável, tem diversas lojinhas, restaurantes, seguindo em frente irá encontrar a Catedral Metropolitana de Montevidéu e a Praça da constituição.

Plaza Independencia Montevideu

Mercado do Porto, fica próximo ao Porto, por isso o nome. Tem algumas barracas que vendem comida e souvenirs e várias opções de restaurantes, em geral a maioria tem como especialidade as Parrillas, que são tábuas de carne, com diversos cortes e alguns cortes nobres. Aliás, carne é o que mais se come no Uruguai, mas a massa fresca também é famosa.

O Teatro Solis fica próximo da Plaza Independência e tem opções de visitas guiadas em alguns horários determinados, que variam de acordo com o dia da semana. É um prédio histórico, muito bem conservado, que ainda guarda muitos aspectos do período em que foi construído, tendo sido inaugurado em 1856. O teatro foi restaurado, mas manteve muitas das características históricas de sua estrutura original. Ele tem diversas salas e durante todo o ano conta com uma programação cultural intensa. Além da visita guiada é possível assistir peças que estiverem em cena no período que estiver lá, pesquise a agenda cultural.

Teatro Sollis Montevideu Uruguai

Prédio da Prefeitura – Fica na avenida 18 de julho, é um prédio, onde tem um mirante com vista 360 graus da cidade.

Rambla –  Embora seja banhada por um Rio, as pessoas chamam a região de praia. E a Rambla é como se fosse uma orla, que inicia no Porto e cerca toda a cidade.

Farol Punta Brava – é um Farol onde você pode subir e ter uma vista muito bonita da Rambla e fazer fotos bonitas. A estrutura é mínima e não é permitida entrada de crianças menores de 8 anos.

Farol Punta Brava Montevideu

Praia de Pocitos – é a região mais residencial da Rambla e onde fica o famoso letreiro da cidade.

Letreiro Montevideu Uruguai

Feira Tristan Navaja – é uma feira onde você vai encontrar praticamente de tudo, roupas, comida, artesanato, souvenirs, entre outros. O nome é devido a Rua Tristan Navaja que é o local onde ela ocorre, são diversos quarteirões tomados por ela todos os domingos de manhã.

Dicas:

-Contrate com antecedência um trasfer do aeroporto ao hotel. Depender de Uber, principalmente se for de madrugada não é uma boa opção, Se houver algum disponível será tarifa dinâmica e o taxi do aeroporto para o centro é caro.

-Pague as refeições no cartão de crédito. Há um incentivo fiscal de 22% e mesmo pagando o IOF do cartão vale a pena. Esse desconto também é válido para locação de carros, exclusivamente para pagamentos em cartões de crédito internacional.

-Não vá no restaurante/café La Pasiva, que está em diversos pontos da cidade, a comida é péssima e o atendimento também.

-Se você tiver bastante disposição pra caminhar é possível fazer toda a Ciudad Vieja até o Mercado do Porto a pé.

-Na Rambla, saindo do centro também é possível fazer caminhando até o Letreiro de Montevideu, mas há algumas opções legais pra tornar o passeio menos cansativo, como usar bikes ou os patinetes elétricos alugados. Para ambos será necessário ter acesso a internet.

-Em alguns locais da cidade há wifi liberado para turistas mediante um cadastro.

-Comer e beber na cidade é caro, o preço de uma garrafa de água  é em torno de 9000 pesos (equivalente a aproximadamente 10 reais) Compre no mercado para economizar. Um hotel com café da manhã é também uma forma de economizar, fazendo menos refeições fora.

-Se quiser comprar vinhos para trazer para o Brasil o limite por pessoa é de 12 litros, equivalente a 16 garrafas. As garrafas precisam ser despachadas, com exceção de quem estiver voando com a Gol, que permite até 6 garrafas por pessoa na cabine. As garrafas adquiridas no free shop após o raio-x estão liberadas.

-O comércio na cidade fecha cedo, 22h não há praticamente nada mais aberto na cidade. A exceção são restaurantes e pubs nos finais de semana.

-Comida: O ponto forte no Uruguai são as carnes. Em todos os restaurantes há opções de cardápio sem sal, devido a uma lei local, mas mesmo as opções normais são pouco temperadas.

-Câmbio: não se preocupe em fazer câmbio no Brasil, trocar o dinheiro lá vale a pena, a cotação é melhor. Além disso, não troque todo seu dinheiro de uma vez. Como há um alto fluxo de turistas brasileiros praticamente todos os lugares aceitam reais. Essa dica é básica, mas não pode faltar: Não faça câmbio no aeroporto, a tarifa será bem mais alta.

-Se tiver alguns dólares pode levar também, algumas coisas tem preço em dólares e nesses casos vale a pena pagar com a moeda para não perder na conversão.

-A temperatura varia muito dentro do mesmo dia e de um dia para outro, então sempre leve opções intermediárias, se for verão leve algumas roupas mais quentes, principalmente para noite. No inverno, leve algumas opções não tão quentes, pois alguns dias chega a fazer 20°C. E vá preparado para chuva que é bastante comum na cidade em qualquer época do ano.

23 thoughts on “Montevidéu”

  1. You made some clear points there. I did a search on the subject matter and found most guys will consent with your site. Winna Jereme Trovillion

  2. I am genuinely grateful to the holder of this site who has shared this enormous piece of writing at at this time. Lilli Clair Eng

  3. My relatives every time say that I am wasting my time here at web, however I know I am getting know-how all the time by reading thes nice articles. Allison Blake Lemmueu

  4. Excellent read, I just passed this onto a colleague who was doing a little research on that. And he just bought me lunch because I found it for him smile Thus let me rephrase that: Thank you for lunch! Katina Jase Stevana

  5. You ought to be a part of a contest for one of the highest quality websites on the internet. I most certainly will highly recommend this website! Yoko Stillman Juan

  6. Having read this I believed it was really enlightening. I appreciate you spending some time and energy to put this article together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile! Tessie Myca Anastas

  7. Hey there! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I truly enjoy reading through your articles. Doreen Cristobal Barri Arleen Ford Montagna

  8. Hello there, I believe your blog could be having internet browser compatibility problems. Whenever I take a look at your web site in Safari, it looks fine however, if opening in Internet Explorer, it has some overlapping issues. I merely wanted to give you a quick heads up! Aside from that, excellent website! Michell Spence Karola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.