Nazca

As misteriosas linhas de Nazca, até hoje há estudiosos em busca de explicações para sua existência. Como foram feitas? E principalmente, porque? Há diversas teorias, porém o mistério reina.

Você tem ou já teve curiosidade de visitá-las? Vou começar esse dizendo que não é um destino fácil, nem barato e vale dizer, não é para todos. Calma, vou explicar.

É um local distante, de difícil acesso, não há voos saindo das principais cidades do Peru e a infraestrutura local é pouca para ficar lá. Dito isso, escolhi fazer um bate volta de Lima.

Pegamos um transfer privativo o serviço inclui guia e motorista. Escolhemos a opção que tem menos tempo de estrada, quatro horas de Lima até Huacachina, uma hora até Pisco para o almoço e seguimos para o Aeroporto. No retorno, mais 4 horas até Lima novamente.

Chegando em Huacachina, está incluso um passeio de buggy pelas dunas e você pode descer de sandboard, o que foi bem divertido. Em seguida fomos para Pisco para almoçar e depois pegar um voo no aeroporto local. Para visualizar os desenhos é preciso sobrevoá-los, não há outra maneira.

Avião Aerodiana para visualização das linhas de Nazca

Da saída do aeroporto de Pisco, até o sobrevoo das linhas e o retorno são cerca de duas horas. O voo é feito num avião pequeno, para 12 passageiros. Leva aproximadamente 40 minutos para chegar ao local das linhas, sobrevoa cada um delas com um áudio guia e retorna para o mesmo aeroporto.

O Tour é diferente de qualquer experiência que já tive, o avião balança bastante e para a visualização dos desenhos ele faz manobras bem intensas, que provocam, vale enfatizar, muito desconforto. É como uma montanha russa, com duração muito longa.

A visão das linhas é muito divertida, buscá-las e admirar algo que até hoje inexplicável. Nesse ponto tenho que dizer que é muito difícil fotografar e filmar, pois a troca do foco da janela do avião para a câmera dificulta a visualização e aumenta a sensação de desconforto. Então basicamente, decidi focar em olhar as linhas e apontar o celular e bater a foto ou fazer o vídeo, sem me preocupar com o resultado. Alguns ficaram bons, outros nem tanto e nenhum ficou perfeito.

Se depois dessa descrição você deseja ir, vá, divirta-se, aprecie.

Informações do passeio:

Custo: USD 450 por pessoa.
Duração: 16 horas
O que inclui: Transfer privativo saindo de Lima. Café da manhã. Passeio em Huacachina (Dunas). Almoço em Pisco. Vôo panorâmico. Visita a fábrica de Pisco (não fomos, porque depois do voo optamos por retornar pra Lima).

Dicas:

  • Depois de ter feito o passeio entendi que há uma maneira mais fácil de fazê-lo. Contrate um transfer de ida e volta para Pisco. E compre as passagens do voo com antecedência, há somente um voo por dia que faz esse roteiro. A empresa que faz esse tour é a Aerodiana.
  • Se o seu objetivo é ver Nazca, o passeio de Huacachina, embora divertido deixa a viagem mais longa e cansativa. Já a visita para a fábrica de Pisco, posso dizer o mesmo, tanto que após o voo estávamos tão cansados que optamos por pular essa etapa.
  • Deixe para almoçar depois do voo, muitas pessoas passam mal.
  • Outra opção para fazer o passeio é ir até o povoado de Nazca. Os voos que saem de lá para sobrevoar as linhas são mais curtos, em torno de 30 minutos, além de mais baratos. Porém a viagem de carro até lá, saindo de Lima é mais longa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.