Lima – Peru

O Peru é um país rico em cultura, de um povo alegre, que cultiva sua história e que sabem receber muito bem seus turistas. Sua capital Lima, não poderia ser diferente. É muito comum em todo o país encontrar pessoas que falam inglês e que estão sempre muito dispostos a ajudar os turistas que escolhem visitar seu lindo país, que apelidei de um país de cores, sabores e sorrisos.

Vou focar nesse post em sua capital, Lima, mas em sequência farei outros posts falando das demais experiências que vivi nesse país tão rico de histórias.

Lima

Lima é contemporânea, bonita e cheia de vida. Confesso que ela me impressionou. Achei que era uma cidade para explorar em 2 dias no máximo. Se você gosta de alta gastronomia, história e belas paisagens, talvez você conclua, como eu, que é possível ficar mais dias e aproveitar.

Onde ficar

Fiquei hospedada em Miraflores, que é um bairro nobre da cidade. Eu achei uma ótima decisão, afinal é possível fazer muito a pé, tem muitas paisagens parques, igrejas, comércios e feiras de artesanato que valem a pena ser visitados. Você pode fazer tudo caminhando, a depender da sua disposição claro. Há muitos restaurantes, as ruas são bonitas e é muito seguro.

Primeiro dia:

Chegamos por volta de 13h no hotel e eu já havia feito reserva para o almoço às 15:30. Como tinha tempo fomos caminhando e curtindo o caminho. Passamos pela Catedral, o parque Kennedy e algumas feiras de artesanato que estavam no caminho. Inclusive, essas feiras de artesanato são as que tem maior variedade de produtos e melhor preço em todo o país. Bom lugar para comprar souvenirs.

Chegamos no Restaurante Huaca Pucllana, que fica no sítio arqueológico de mesmo nome. A variedade de opções do cardápio e a comida surpreenderam. Há muitos turistas, mas vimos também muitas famílias locais. Nesse dia, devido ao horário, não conseguimos fazer o passeio no sítio, decidimos agendar e retornar outro dia.
Voltamos ao hotel caminhando e nesse dia optamos por não fazer mais nenhuma programação, pois estávamos exaustos da viagem.

Segundo dia:

Pegamos um Uber até o Centro histórico, estava tudo muito confuso e lotado. Haviam muitas ruas fechadas devido a alguma reforma que estavam sendo feita nas ruas.

Começamos pelo Museo Convento San Francisco
Lá fizemos o tour guiado. O convento foi fundado no século XVI.
O local era um cemitério e tem sua catacumbas preservadas, onde é possível ver as ossadas e conhecer a história por meio do tour que pode ser em inglês ou espanhol. Poucos dos locais podem ser fotografados.
Custo do tour: 15 Soles (aprox 4USD)

Quando saímos do Convento, as ruas estavam sendo reabertas. Como era domingo, havia uma cerimônia no Palácio do Governo e as pessoas foram permitidas entrar para assistir. Ali na região, tivemos a surpresa de encontrar uma cafeteria com um café peruano premiado, Coffee Shop URQU. Algo que não esperávamos, afinal o Peru não é conhecido como um grande produtor de café.
Depois do cafezinho, fomos a Plaza Mayor assistimos a cerimônia em seguida todas as pessoas instruídas a deixar o local.

De lá, fomos ao restaurante Astrid Y Gastón, que havíamos reservado antecipadamente. Lá, eu que não como frutos do mar, escolhi opções de entrada, prato principal e sobremesa que estavam incríveis. Já o Rodrigo, optou pelo menu degustação, que tem 16 pratos em sequência, com duração aproximada de 3 horas. É uma experiência diferente de tudo que já experimentamos. Farei um post com detalhamento dessa visita em breve.

Restaurante premiado do chef Gaston Arcurio em Lima

De lá voltamos ao hotel para descansar, no dia seguinte sairíamos muito cedo para visitar as linhas de Nazca. Que também terá um post específico.

Terceiro dia:

Nesse dia, decidimos sair sem rumo para explorar a orla de Lima. Saímos caminhando, até a praça e o Shopping Larcomar que tem uma bela vista panorâmica do Oceano Pacífico. Lima tem um paredão de pedras logo a frente ao mar e a cidade fica nesse nível acima. Muitas pessoas fazem voos de parapente e asa delta. A vista é recompensadora.

Passeamos ali na região, fomos até a estátua do beijo, descemos até o nível do mar, ficamos ali observado, depois seguimos até a Rosa Náutica.

Voltamos para o Shopping Larcomar para comer e passear um pouco em seguida retornamos ao hotel. A noite fomos num restaurante nas redondezas que chama República do Pisco. Lá tinha música ao vivo, pedimos comida e a bebida típica que dá nome ao restaurante.

Quarto dia:

Esse dia já era nosso voo para Cusco, mas foi possível incluir algumas coisas antes da viagem que foi no final da tarde. Conseguimos reservar nesse dia o Passeio na Huaca Pucllana, que não estava disponível no dia que fomos ao restaurante.
Posso te dizer seguramente que se você tiver somente um dia em Lima eu focaria nesse Passeio, ele é um misto da história das civilizações que viviam no Peru, com plantações e animais típicos da região. O melhor de tudo, fica no coração da cidade.
De lá seguimos para nossa última reserva de restaurante na cidade, que foi o OSSO, especialista em carnes. Sim sabemos que a carne vermelha não é uma comida típica e comumente disponível no Peru, mas é uma das nossas favoritas e foi uma ótima experiência.
De lá seguimos para o Aeroporto a caminho de Cusco, que também será tema de um post por aqui.

Passeio Huaca Pucllana, custo 15 soles (aprox 4USD)

Algumas dicas importantes:

  • Você perceberá em Lima, mas isso se estende para os demais pontos turísticos do Peru, que há muitas pessoas pedindo ou vendendo coisas de forma bem incisiva nas ruas. É bastante incômodo, porém não vi perigo, óbvio que é preciso estar sempre atento. Cuide dos seus pertences de valor e ficará tudo bem.
  • Celular: meu plano Vivo tem roaming de dados e voz incluído para países da America Latina. Inclusive fiquei bastante impressionada com a cobertura de celular no País, até em lugares bem isolados a cobertura funcionou bem. A parceria de roaming é com a Movistar.
  • O Peru é um país de economia informal muito forte, há muitos taxis (nem todos regulares e eles te abortam o tempo todo, mesmo quando caminhando na rua). Por segurança, preferimos usar o Uber, que é fácil de usar se você tiver acesso a internet.
  • Lima é famosa por sua gastronomia. Na cidade têm muitos restaurantes com estrelas Michelin e o Central, eleito melhor restaurante da América Latina. Se você quer conhecer um ou mais dos bons restaurantes da cidade, programe-se e reserve com antecedência. Para o Astrid Gastón, reservamos com 30 dias de antecedência, já o Maido e o Central não tinham mais disponibilidade nesse prazo.

Hospedagem:

Hotel Casa Andina Premium Miraflores – Aprox USD100 diária
Hotel confortável, café da manhã maravilhoso.

1 thought on “Lima – Peru”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.